Desafio de uma Escolha

Home » Uncategorized » Entrevista com Dra. Lívia Soares Martini Gomes Pereira

Entrevista com Dra. Lívia Soares Martini Gomes Pereira

Especialista em Odontopediatria. Atua em consultório particular no Rio de Janeiro atendendo crianças e adolescentes.

???????????????????????????????“A nossa entrevistada destaca que o lado bom de sua profissão é o privilégio de ter vários chefes (os clientes) e não apenas um para atender.” E como sempre gostou de estar ao lado das crianças buscou através de sua atividade profissional, realizar esse desejo, mantendo o contato contínuo com as mesmas. Da sua infância traz criativas e significativas recordações familiares que influenciaram sua escolha pela Odontologia. Vamos conferir o que a Dra. Lívia nos relata.

Por que você optou em fazer ODONTOLOGIA?

Desde a época de colégio, as matérias que eu mais gostava eram Biologia, Línguas e Artesanato.  Sempre gostei também de crianças de um modo geral e de pensar. Filosofia e Psicologia também me davam grande prazer em estudar.

Como minha família tinha sofrido uma queda financeira, minha mãe colocava a questão de “se sustentar” de modo muito claro. Prestei então vestibular para Biologia e Odontologia, pois Belas Artes teve que sair do páreo.

Como você descobriu o interesse por sua profissão?

Minha mãe era dentista e dividia conosco sua realidade profissional. Ela trazia  materiais diversos para que nós pudéssemos “brincar”. Então, eu e meu irmão podíamos fazer esculturas de dentes em cera, dobrar arames e fios diferentes, folhear livros de cirurgia. A profissão deu muito prazer à minha mãe. Tanto o prazer direto  – tipo “Que bom fazer esta restauração” ; quanto o indireto, como por exemplo, ter proporcionado à minha mãe se sustentar e viajar muito. Além do fato de ela ter sido uma excelente profissional e ter sido muito respeitada.

O que este profissional pode fazer?

Como em toda profissão, as gamas de cores são muito grandes. Na Odontologia, a pessoa pode optar pela Pesquisa Acadêmica (sem necessidade de contato com pacientes), a Radiologia (sem o contato com pacientes, pois as tomadas radiológicas são feitas por técnicos, cabendo ao profissional fazer os laudos), Ortodontia e Ortopedia  Facial (requerendo habilidade manual), Cirurgia Buço-Maxilofacial (capacidade espacial requerida), Odontopediatria (habilidade com crianças, paciência e a versatilidade de trabalhar com todas as especialidades do adulto, mas apenas em crianças e adolescentes).

Quais os fatores mais importantes na sua formação?

Meu autoconhecimento e a oportunidade que tive de escutar minha mãe.

Quais são os maiores desafios?

Os maiores desafios são: a dificuldade e demora  de montar a clientela e o grande investimento contínuo em se atualizar. Além do fato de se o profissional for autônomo, encontrará dificuldades em exercer a profissão em outras cidades e países (praticamente inviável).

Qual era sua expectativa antes de seguir a carreira?

Ser feliz, gostar de ir trabalhar e poder me sustentar.

E hoje depois de alguns anos na carreira o que você destaca de bom e de ruim?

Bom – profissão criativa, liberdade de horário, ter vários chefes (clientes) e não só um

Ruim– consultório deixa o profissional muito só, grande investimento para se atualizar, instabilidade no faturamento, não habilitar a trabalhar em outros países e dificuldade em refazer clientela depois de um tempo de afastamento.

O fato de você ser do sexo feminino beneficiou sua inserção no mercado de trabalho?

Não fez diferença.

Qual a importância de sua família na sua escolha?

Acho que foi muito importante. Todo o tempo usado em conversar sobre o assunto foi muito válido. A sabedoria dos mais velhos me ajudou muito.

Quais são as dicas para o sucesso na carreira?

Ter moral retilínea, pé no chão para  a gerência do dia-a-dia do consultório e sabedoria para manter um relacionamento positivo e fiel dos pacientes/clientes.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: