Desafio de uma Escolha

Home » Uncategorized » Fernanda Costa – Desenhista Industrial de Produtos e Embalagens (PUC-RJ).

Fernanda Costa – Desenhista Industrial de Produtos e Embalagens (PUC-RJ).

Mestre em Desenho Industrial pela Central Saint Martins – Londres.

Desenhista Industrial da Loowatt (www.loowatt.com) em Londres.

Fernanda nova

Você já imaginou um sistema Sanitário, sem água, que transforma dejeto humano em energia? E que função teria o Designer nesta empresa?

Acompanhando o movimento de preservação e cuidado com o planeta a Designer Fernanda Costa nos fala de sua experiência.

Fernanda observa que, na contemporaneidade, as pesquisas em torno da comercialização dos bioplásticos, que biodegradam no meio ambiente sem agredi-lo, são desafios que provocarão mudanças significativas no setor de embalagens.

E lembra que na sua pesquisa de Mestrado, buscava formas de transformar lixo em energia quando descobriu a digestão anaeróbica, que considera fascinante por ser um processo biológico que produz energia renovável e fertilizante.

Acompanhada de seu laptop e um caderninho A5, seus preciosos instrumentos de trabalho, recorda que desde criança teve interesse em desenhar, construir e criar, “com 12 anos achei que seria Arquiteta, com 16, Artista Plástica. Então descobri o Desenho Industrial, uma área híbrida entre Arte e Tecnologia e tive certeza que era isso que eu tinha que fazer.”

 Fernanda nos fala também dos desafios, da fase que não acreditava no que fazia e questionava a sua carreira. Nesta época era Desenhista de Embalagens para grandes empresas de alimento, que prezavam a preocupação com meio ambiente. Ao conquistar o privilégio de poder se dedicar durante dois anos ao Mestrado em Desenho Industrial na Central Saint Martins em Londres, lá, longe das pressões da vida comercial pôde re-pensar a carreira e no que acreditava, “Eu busquei formas de como embalagens poderiam ser “alimentos” que gerassem valor, e daí descobri a digestão anaeróbica”

 “Ser Desenhista Industrial é muito divertido, mas nem sempre bem remunerado. Se você deseja se dedicar à profissão, recomendo ter interesse em negócios e estratégias, pois para fazer a diferença é importante saber como se posicionar frente a um investidor, e expressar com clareza e objetividade as idéias do seu projeto. Acho importante  acreditar no que se faz e  ter responsabilidade de como o produto é feito”.

 Assim Fernanda encerra nosso bate papo fazendo considerações sobre a ética profissional, que inclui respeito e um espírito crítico  com relação ao que fazer, para quem e que materiais utilizar,  observa ainda “que tem tanta “tralha” no mundo, que acredito que o papel do Desenhista Industrial agora seja questionar e facilitar a interação de objetos com usuários”. 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: