Desafio de uma Escolha

Home » Uncategorized » Grete Pflueger – Doutora em Urbanismo

Grete Pflueger – Doutora em Urbanismo


foto Grete

Hoje o computador tomou o lugar da prancheta e lapiseira, sendo considerado um instrumento precioso para Grete Pflueger, arquiteta urbanista, pesquisadora e doutora em urbanismo, com dedicação exclusiva no cargo de professora adjunta da Universidade do Maranhão.

Segundo nossa entrevistada, a engenharia nasceu da tecnologia e arquitetura das belas artes; embora as duas sejam áreas convergentes e complementares na execução conjunta de projetos arquitetônicos e estruturais cada uma tem suas atribuições especificas. Os arquitetos atuam na elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos e os engenheiros em projetos de grandes estruturas, ambientais e hidrossanitários, civil e elétricos.

A obra, a construção, o edifício, a cidade e as estruturas urbanas, são objetos comuns das duas práticas, pois o projeto arquitetônico e estrutural são instrumentos dos dois profissionais na construção civil, urbana e arquitetônica.

Ao ser perguntada sobre que sugestões daria aos jovens que querem seguir a arquitetura como profissão, Grete inicia falando sobre seu processo de escolha, facilitado pelo conhecimento que tinha de seus gostos e interesses. Desde os 17 anos, já tinha um constante interesse pela cidade, pelas artes e pela arquitetura de modo geral. Este é um aspecto que merece destaque, pois é um ponto de convergência entre o autoconhecimento,- o interesse – e o mundo em que vivemos e o que ele nos oferece enquanto possibilidades e oportunidades. Prestar atenção às habilidades é um exercício  que deve ser estimulado desde muito cedo, pois faz parte da construção da identidade, o que torna menos difícil o momento de escolha. Posteriormente Grete foi se especializando, aprimorando seu interesse e descobrindo áreas com que mais se identificava.  Seguiu então o caminho da preservação do patrimônio histórico, em paralelo o ensino e a pesquisa na arquitetura e urbanismo tem sido até hoje objeto de sua dedicação profissional.

Segue então enfatizando que a escolha da profissão é uma decisão importante, cada um deve observar sua vocação e também seus talentos.  O curso de arquitetura é formado por um conjunto de disciplinas: a espinha dorsal do curso é a disciplina de projeto arquitetônico, seguida de planejamento urbano e paisagismo. Há também o conjunto de disciplinas teóricas de história da arte e da arquitetura, disciplinas técnicas como sistemas estruturais, desenho e informática.

Recomenda diretamente que o estudante viaje, observe as cidades, desenhe o que vê! observe em especial a sua cidade e veja como ela é um organismo vivo que cresce e se transforma a cada dia e que a arquitetura é a materialidade das idéias e das inspirações do homem a cada tempo. É emocionante esse momento, pois Grete nos faz sentir a satisfação com que trabalha, de certa forma transformando sonho em realidade, idéias e inspirações em projetos arquitetônicos.

Exemplifica ainda como os grandes edifícios ou seus fragmentos contam a história da humanidade através dos tempos, como as pirâmides, templos gregos, catedrais góticas, palácios renascentistas, edifícios modernos e torres pós modernas, ou mesmo, podemos acrescentar a essa lista o Rio, a cidade submersa de Chico Buarque em Futuros Amantes:

“…Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização.”

E destaca que na contemporaneidade obras arquitetônicas como a Catedral de Brasília de Oscar Niemeyer, a Opera House em Sydney do dinamarquês Jorn Utzon, e a Torre The Shard em Londres do italiano Renzo Piano que foram premiadas e reconhecidas pelo prêmio Pritzker de arquitetura que homenageia arquitetos, são trabalhos que demonstram uma combinação de contribuições consistentes e significativas para a humanidade e para o ambiente construído através da arte e da arquitetura.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: